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Dietas - Alimente-se Bem

Comer uma variedade de alimentos saudáveis em porções razoáveis pode ajudar a controlar a glicose no sangue, a pressão arterial e o colesterol. Um plano de refeição saudável inclui alimentos de todos os grupos alimentares: vegetais, frutas, grãos inteiros, laticínios sem gordura, carnes magras como aves e peixe e gorduras saudáveis para o coração, como por exemplo, óleo de oliva e nozes.

Dicas úteis

  • Optar por um prato menor para manter as calorias sob controle;
  • Planejar antecipadamente ao dividir em porções as sobras de sua proteína e de seu amido em conjunto em recipientes para porção individual. Adicione vegetais frescos, para balancear a sua refeição;
  • Pensar nas cores ao planejar seu prato para ter mais apelo visual e variedade nutricional;
  • Rechear sua batata assada com queijo cottage sem gordura ao invés de creme de leite;
  • Reduzir a quantidade de açúcar ao cozinhar em 1/3-1/4. Use mais canela ou baunilha para adicionar doce;
  • Adicionar cenouras ou abobrinha italiana grelhadas ao molho de tomate ou ao bolo de carne para aumentar as fibras e os nutrientes.

Artigo escrito por: Susan Meeke, Diretora de Nutrição do Fit4D, mestre em Ciência, Dietista Registrada, Dietista Licenciada, CDE

Fonte: American Diabetes Association