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Dicas de Nutrição

A alimentação é uma parte importante do controle do diabetes. Para ajudar no planejamento das refeições veja a seguir algumas dicas simples.

O que posso comer quando tenho diabetes?

Alimentar-se de forma saudável tendo diabetes significa optar por uma variedade de alimentos em porções adequadas. Há três tipos de nutrientes principais:

Os carboidratos fornecem energia e nutrientes vitais e aumentam a glicose sanguínea. Quando os carboidratos são quebrados, eles se tornam açúcar – geralmente a melhor forma de energia para seu corpo. Portanto:

Carboidratos também aumentarão seus níveis de açúcar sanguíneo. Opte por:

  • Grãos inteiros, vegetais e legumes;
  • Laticínios de baixa caloria;
  • Frutas.

Proteína cria novas células e tecidos. Opte por:

  • Peixe, aves e carne magra;
  • Queijo com gordura reduzida;
  • Legumes;
  • Ovos brancos.

Gordura contém vitaminas e fornece combustível. Opte por:

  • Óleo de oliva, canola ou amendoim;
  • Abacate;
  • Nozes, sementes, manteiga de nozes.

Como posso tornar minhas refeições mais saudáveis?

  • Manter a ingestão consistente de carboidratos conforme orientações de seu médico ou nutricionista diariamente;
  • Reduzir as calorias, se apropriado, ao reduzir as porções. Tente usar pratos e tigelas menores;
  • Incluir uma variedade de vegetais e frutas coloridas;
  • Colocar em metade de seu prato vegetais que não sejam ricos em amido, tais como, brócolis, cenouras, ervilhas ou abobrinha italiana em todo almoço e jantar. Adicionar proteína de carne magra, por exemplo, peixe ou frango, aproximadamente o tamanho de uma carta de baralho e uma pequena porção do tamanho de uma mão fechada de carboidratos, tais como, arroz integral para criar um prato balanceado;
  • Limitar doces e evitar beber calorias extras de suco, bebidas como refrigerantes ou café com açúcar;
  • Consultar um Nutricionista Registrado para elaborar um plano de refeição personalizado para você.

Para ver se seu plano de refeição está funcionando, use o monitor de glicose Breeze®2 ou Contour TS®. Com seus marcadores pré- e pós-refeição, você pode marcar suas leituras antes e após suas refeições e adequar sua insulina se necessário.

Artigo escrito por: MARTHA WEINTRAUB, Mestre em Saúde Pública, Mestre em Serviço Social, Dietista Registrada, NUTRIÇÃO FUNCIONAL FIT4D

Referência: American Diabetes Association